terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sinopse das peças selecionadas para o 3º Montenegro em Cena


Espetáculo: A Moça Bonita da Linha do Trem
Grupo Deixa Quieto
Cidade: Salvador do Sul/ RS
Duração: 45 min
Classificação: 10 anos

O espetáculo A Moça Bonita da Linha do Trem é uma história de amor que tem como pano de fundo a colonização da região que hoje compõe Salvador do Sul e suas divisas, principalmente aqueles municípios pelos quais cruzou a linha do trem. A montagem resgata os costumes, os valores e crenças dos antepassados que contribuíram para a formação econômica, social e cultural da região de Salvador do Sul.
A estação de trem na qual a família de Seu Salvador vive torna-se famosa pela moça bonita que ali vive. Maria Helena, mesmo cortejada por muitos traz consigo um sentimento especial por Danilo, um vizinho que ainda pequeno foi para o seminário e com quem se comunica por cartas. Com o retorno de Danilo do colégio interno basta que Sibila, a irmã mais velha de Maria Helena, aceite se casar com o rústico Jacob para cumprir com a tradição da comunidade e fazer com que essa história de amor tenha um final feliz. 
 Atividades como o cultivo de frango, a produção de ovos e alguns fatos históricos mesclam-se com a ficção para desenvolver uma história romântica, divertida e ao mesmo tempo saudosa. O espetáculo faz referência aos pontos turísticos do município, tais como o Seminário Santo Inácio de Loyola, o túnel de Linha Bonita e a igreja, que também era escola na época em que o trem ainda percorria a localidade de Kappesberg, locais que serviram de cenário para contar a história de amor da moça bonita da linha do trem.


____________________________________________________________________________________


Espetáculo: La Vita Vecchia
Grupo Uivo do Coiote
Cidade: Santa Maria/ RS
Duração: 70 min
Classificação: 12 anos

Dona Firmina é uma idosa descendente de imigrantes italianos, que mora sozinha na zona rural do interior do Rio Grande do Sul. Viúva e sem filhos, ela desenvolve uma série de estratégias para driblar a solidão, e manter a vitalidade física e mental. Em “La Vita è Vecchia !” acompanhamos um dia na vida desta guerreira, que já viu seus parentes e amigos serem levados pelo tempo, mas mesmo assim não desiste de aprender o que a vida ainda tem para ensinar: bom humor é FUNDAMENTAL!


 ____________________________________________________________________________________

Espetáculo: Cinco Pontas de uma Estrela Torta
Grupo Produções Fulber
Cidade: Novo Hamburgo/ RS
Duração: 45 min
Classificação: 12 anos

Savine é uma menina de 10 anos que conversa com seu ursinho de pelúcia sobre ciência, filosofia e física quântica antes de ir dormir. Ao mesmo tempo é uma adolescente de 16 anos que está vivendo sua primeira paixão e também uma mulher de quase 30 anos refletindo sobre suas escolhas de vida. Essas três fases de uma mesma personagem se alternam e se encontram em cena para contar essa história sobre sonhos, amores e frustrações, num texto que traz uma reflexão poética sobre a condição humana.


 ____________________________________________________________________________________

Espetáculo: O Médico que Receitava Livros
Grupo Teatral Trupe
Cidade: São Leopoldo/ RS
Duração: 45 min
Classificação: Livre

Dr. Millor, acompanhado de sua eficaz assiste Fernanda, tornou-se um Médico respeitado e de eficiente Carreira, além de grande médico sempre foi apaixonado pela literatura. Para cada momento de sua vida, uma obra literária: Para aquele que muito falava e poucas papas tinha na língua, Dr. Millor lembrava de Emília da incrível obra de Monteiro Lobato. Para crianças agitadas e seus sonhos mirabolantes, Lembrava do Menino Maluquinho e de Ziraldo. E quando uma folha caía melancolicamente de uma árvore, lhe soavam os versos de Mário Quintana. Era assim a vida de Dr. Millor. Até que um dia pensou: e se eu curasse as pessoas através livros e não de remédios?
Nesta emocionante e instigante história, você vai aprender com Dr. Millor que, para os males da vida não bastam apenas remédios para curá-los. Literalmente.


____________________________________________________________________________________

Espetáculo: Valsa Nº6
Grupo Art In Fato
Cidade: Tupandi/ RS
Duração: 40 min
Classificação: 15 anos

O Grupo Art In Fato traz para a cena uma adaptação desafiadora da obra de Nelson Rodrigues, em que a história gira em torno de Sônia, uma menina assassinada aos 15 anos, que tenta montar o quebra-cabeça de suas memórias e reconstituir os acontecimentos de sua vida. 


____________________________________________________________________________________

Espetáculo: Os Descasados
Grupo Renasceça Cia de Teatro
Cidade: Montenegro/ RS
Duração: 50 min
Classificação: Livre

Sezefredo, um ancião dissimulado, e Mariana, uma jovem mulher cheia de fricotes, vivendo uma crise conjugal, são condenados pelo Tribunal dos Divórcios a se reconciliar e, então, a confusão está feita.
Um divertido espetáculo farsesco que vem se destacando por sua intensa interação e improvisos com o público, com vários prêmios conquistados, sendo considerado em 2011 o melhor espetáculo no Festival Internacional de Teatro do Uruguai, com participação de 12 países.


____________________________________________________________________________________

Espetáculo: O Auto da Compadecida
Grupo Foi o Que eu Disse
Cidade: Harmonia/ RS
Duração: 42 min
Classificação: Livre

João Grilo e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó, mas a chegada da bela Rosinha, filha de Antônio Moraes, desperta a paixão de Chicó.  Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino  e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas pela Compadecida e pelo diabo e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.


____________________________________________________________________________________

Espetáculo: O Chapeleiro Maluco
Grupo Teatral Leva Eu
Cidade: Viamão/ RS
Duração: 40 min
Classificação: Livre

A esquete conta a história dos irmãos gêmeos Aninha e Juca que são muito diferentes, Ana adora estudar, já Juca não gosta tanto assim...
Os dois vivem em pé de guerra e o único que consegue apartar essas brigas é o seu maluco professor de inglês, que é u velhinho muito simpático e adora seus alunos, uns mais do que os outros.
Um dia voltando da aula, eles acidentalmente embarcam em uma mágica aventura, repleta de maluquices e diversão, e juntos vão descobrir a importância de aprender uma língua estrangeira.


____________________________________________________________________________________

Espetáculo: Ah la Pucha! Uma Comédia Gaúcha
Grupo Cia. Palco Iluminado
Cidade: Gravataí/ RS
Duração: 71 min
Classificação: 12 nos

A peça narra a historia de Mariana, filha do velho gaúcho e tradicionalista Juca das Flores. A mesma se vê envolta de dois pretendentes, Miguel e Renato, que na intenção de corteja-la precisam passar pela aprovação do velho gaúcho tradicionalista e conservador para ter a mão da prenda.

Comédia de costumes gauchesca que que retrata através de personagens vivos no imaginário do inconsciente gaúcho, com seus conflitos e linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário