O Festival

O Montenegro em Cena - Festival de Teatro de Montenegro, nasceu da vontade da Marca Produções Culturais de promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, em especial as artes cênicas e proporcionar um intercambio entre os grupos de teatro (principalmente os do estado do Rio Grande do Sul), visando à formação, a pesquisa e a qualificação do fazer artístico teatral.
A cidade de Montenegro é reconhecida como Cidade das Artes. Através da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO - FUNDARTE e da posterior implementação dos cursos de graduação em arte da UERGS, o município ganhou destaque nacional na produção artístico-cultural como um pólo de pesquisa e criação em arte.
Contudo o município e a região não tinham um instrumento real de troca entre os grupos de teatro, já que este é o único festival da região do Vale do Caí. Festivais são agregadores de conhecimento e um ponto de encontro para os grupos participantes. Representam um espaço de troca e aprendizagem possibilitando um encontro independente e complementar de saberes e reflete um panorama das produções teatrais da região.
No âmbito municipal compreendemos que o festival desperta a comunidade para importância da arte teatral enquanto ferramenta para formação integral do indivíduo e contribui para o desenvolvimento humano, cultural e artístico da cidade.  Além da fruição dos espetáculos, atividade que por si só é formadora de platéia, o festival se propõe a ampliar esse objetivo através da realização de oficinas de teatro nas escolas, qualificando o envolvimento desse público apreciador de artes. Propomos ainda um estimulo à cadeia produtiva da cultura, uma vez que o festival trabalha predominantemente com profissionais da região e toda a programação é gratuita para a comunidade montenegrina.

Como chegar:


O Teatro Roberto Atayde Cardona fica na entrada ao lado da UERGS.