Regulamento



Logo
3º Montenegro em Cena - Festival de Teatro de Montenegro
 24 a 27 de setembro de 2014  Teatro Roberto Atayde Cardona  Montenegro – RS


Apresentação
A Marca Produções Culturais, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento da Cultura de Montenegro (FUMDESC), e Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa a abertura do período de inscrições para espetáculos que integrarão a programação do 3º Montenegro em Cena – Festival de Teatro da Cidade de Montenegro, que ocorrerá de24 a 27 de setembro de 2014, no Teatro Roberto Atayde Cardona.
O objetivo deste festival é promover, difundir e divulgar as artes cênicas através da interação dos grupos, visando a formação, a pesquisa e a qualificação do fazer artístico teatral no estado.
Apresentação
2.1              Inscrições (05 de agosto a 05 de setembro)
As peças inscritas no 3º Montenegro em Cena poderão ser inéditas, publicadas e/ou já apresentadas em outros festivais. Cada espetáculo deverá respeitar o tempo mínimo de 40 minutos e máximo de 90 minutosNão haverá divisão de categorias neste festival.
Para efetuar sua inscrição no 3º Montenegro em Cena, o interessado deverá enviar os seguintes documentos por e-mail:
  • 1 cópia do texto;
  • Sinopse;
  • Ficha técnica do elenco preenchida por ordem de entrada em cena e seus respectivos personagens;
  • 03 fotos de cena do espetáculo para divulgação (em alta resolução);
  • Currículo sucinto do grupo;
  • Currículo do diretor da peça;
  • Ficha de inscrição preenchida (Anexo1).
  • Plano de montagem de luz (Anexo 2).
  • Clipping sucinto do grupo ou espetáculo (reportagens, cartazes, programas…)
  • O grupo que dispor de DVD poderá enviar para o seguinte endereço:
Rua Walter Baungartner, número 170. Bairro Zootecnia, Montenegro/RS. CEP: 95780-000.
  • Obs1: É impreterível a apresentação de todo o material solicitado (exceto o DVD);
  • Obs2: As inscrições serão gratuitas;
  • Obs3: Todo o material solicitado deverá ser enviando para o seguinte e-mail:contato@marcaproducoes.com.br
  • Obs4: Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo fone (51) 93345359 com Cássio
2.2              SELEÇÃO(8 de setembro)
Será divulgada a lista dos 09 (nove) espetáculos selecionados, juntamente com os suplentes, no sitewww.marcaproducoes.com.br.  e/ou no blog montenegroemcena.blogspot.com. Os grupos selecionados serão contatados via telefone para agendamento de sua apresentação no 3º Montenegro em Cena. Para confirmar sua participação deverão enviar os seguintes documentos:
  1. Autorização da SBAT ou autorização por escrito do autor da peça liberado os direitos de utilização do texto. Aceita-se ainda uma declaração do responsável pelo grupo (Anexo 3)assumindo a responsabilidade sobre a utilização do texto;
  2. Autorização do ECAD ou autorização por escrito do autor das músicas/trilhas sonoras utilizadas na peça. Aceita-se ainda uma declaração do responsável pelo grupo (Anexo 3)assumindo a responsabilidade sobre a utilização das músicas/trilhas;
  3. Autorização para veiculação das imagens nos meios de comunicação (Anexo 4);
  4. Declaração de concordância com o regulamento (Anexo 5).
Todas as declarações/autorizações deverão ser endereçadas a:
  • Marca Produções Culturais/3º Montenegro em Cena
  • Rua Walter Baungartner, número 170. Bairro Zootecnia.
  • Montenegro/RS – CEP: 95780-000
2.3              Organização das Apresentações e avaliações:
I.        Todas as apresentações acontecem no Teatro Roberto Atayde Cardona, situado na rua Capitão Cruz, n° 2150, Centro de Montenegro/RS. As condições Técnicas do Teatro estarão em anexo. (anexo 6). Caso algum grupo queria apresentar-se na rua ou em espaço alternativo deve avisar a coordenação que avaliará esta possibilidade.
II.        Os espetáculos deverão obrigatoriamente começar sua apresentação no horário programado, salvo problemas publicamente conhecidos, e como tal, aceitos pela comissão organizadora do 3º Montenegro em Cena.
III.        É de responsabilidade do grupo, companhia ou produção o transporte da equipe e do material cênico até o local da apresentação, bem como de responsabilidade da produção do espetáculo todo o material necessário à montagem e desmontagem do mesmo e, ainda, a equipe própria para realizar esse trabalho. O Festival fornecerá apenas apoio técnico para as apresentações, para orientação da montagem e desmontagem de cenário, luz e som. A retirada do cenário deverá acontecer imediatamente após a apresentação, salvo quando o grupo estiver participando do debate.
IV.        Os espetáculos participantes do festival serão avaliados por um júri técnico, composto de 03 (três) profissionais da área de Artes Cênicas, convidados pela organização do Festival, e também pelo público através do voto popular.
V.        Ao final de cada turno será realizado um debate, juntamente com os avaliadores e pessoas interessadas.
VI.        A grade de passagem de luz respeitará o seguinte cronograma:
  • 8h – 9h30 – Espetáculo da manhã;
  • 13h – 14h30 – Espetáculo da tarde;
  • 18h – 19h30 – Espetáculo da noite.
 Obs: Os iluminadores não presentes no horário de sua passagem irão dispor apenas de luz geral.
VII.        Ocorrerão três (03) apresentações por dia, sendo uma no período da manhã, às 10h, sendo uma no período da tarde, às 15h, e uma à noite, às 20h.
VIII.        O cronograma das apresentações será definido pela Comissão Organizadora. Os grupos poderão sugerir a data e o horário de sua preferência para a apresentação. A organização tentará da melhor maneira adequar essas intenções. Havendo interesse nas mesmas datas e horários, a decisão se dará por sorteio.
IX.        Haverá um grupo especialmente convidado, não concorrente, que se apresentará no encerramento do Festival.
X.        O Festival irá dispor de uma oficina teatral para os participantes e público geral em data e horário ainda a ser divulgado.
XI.        A organização do Festival fará uma mesa redonda com representantes de grupos de teatro, diretores, atores a artistas em data e horário ainda a ser divulgado.
XII.        A organização do 2° Montenegro em Cena fornecerá ajuda de custo de R$: 150,00 para cada grupo participante. Além disso, a organização está providenciando alojamento para os grupos participantesporém esta possibilidade será confirmada nos próximos dias e, caso se confirme, os grupos deverão trazer colchão e roupa de cama. O transporte do grupo participante de sua cidade de origem até Montenegro fica por conta de cada grupo. Maiores informações sobre esses itens podem ser adquiridas junto a organização.
2.4              Premiação
No dia 27 de setembro, após a apresentação do espetáculo convidado, serão divulgados os resultados e entregue as premiações, da seguinte forma:
Os melhores espetáculos serão premiados com troféus e mais os seguintes valores:
  • 1º Lugar: R$ 1.000,00
  • 2º Lugar: R$ 750,00
  • 3º lugar: R$ 500,00
As categorias individuais serão premiadas somente com troféu. São elas:
  • Melhor Ator
  • Melhor Atriz
  • Melhor Ator coadjuvante
  • Melhor Atriz coadjuvante
  • Melhor Direção
  • Melhor Figurino
  • Melhor Maquiagem
  • Melhor Cenografia
  • Melhor Iluminação
  • Melhor Texto Inédito
  • Melhor Trilha sonora
  • Prêmio especial do Júri
  • Melhor espetáculo Juri Popular
  • Obs1: Todos os participantes receberão certificado de participação no Festival.
  • Obs2: Serão 3 indicados em cada categoria. O Vencedor de cada categoria receberá troféu. Para o prêmio especial do Júri não haverá indicados.
  • Obs3: Quanto aos prêmios técnicos, serão premiados os criadores.
  • Obs4: Em caso de empate em alguma categoria a organização premiará com troféu ambos os premiados, porém nas categorias que houver premiação em dinheiro o valor será dividido entre os vencedores.
2.5              Competências dos grupos participantes
I.        Apresentar-se na data e hora determinada pela Comissão Organizadora;
II.      Responsabilizar-se pela montagem e posterior desmontagem do cenário, bem como a sua retirada do palco após a apresentação da peça;
III.      Avisar a comissão organizadora caso o grupo utilize algum objeto ou material de cena que cause algum risco ao espaço e às pessoas, a fim de avaliar sua utilização;
IV.      Responsabilizar-se pelos danos que porventura causar;
V.        Cumprir rigorosamente os horários de montagem e passagem de luz, ensaios e apresentações.
VI.      Responsabilizar-se pelos seus pertences. A organização do festival não se responsabiliza por perdas ou danos de qualquer ordem.
 2.6              Considerações finais
 I.        O não cumprimento, por parte dos participantes, de qualquer uma das normas, condições e prazos estipulados no presente concurso, inclusive a falta em algumas das etapas seletivas e/ou etapas finais, resultará na sua imediata eliminação no concurso;
II.      Fica desde já acertado que os participantes e/ou seus representantes legais se responsabilizarão total e exclusivamente por todos os seus atos, isentando o FESTIVAL de qualquer responsabilidade ou obrigação, podendo vir a responder civil e criminalmente por eventuais danos ocasionados na consecução do concurso das etapas do festival;
III.      Em caso de força maior que obrigue o cancelamento de qualquer etapa ou fase seletiva, as apresentações serão transferidas para novas datas, a serem informadas pela Comissão Organizadora do festival;
IV.       Os participantes menores de idade que participarem do festival estão sob inteira responsabilidade dos coordenadores de grupos, não cabendo ao evento tal atribuição;
V.        Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora do Festival.
2.7              Resumo das datas
  • Inscrições: 05 e agosto a 05 de setembro.
  • Divulgação dos Selecionados no site: 08 de setembro.
  • Confirmação da apresentação e envio dos documentos: 09 a 12 de setembro.
  • Festival: 24 a 27 de setembro.
Apresentação
Marca Produções Culturais
Endereço: Rua Walter Baungartner, número 170. Bairro Zootecnia, Montenegro/ RS. CEP: 95780-000.
E – mail: contato@marcaproducoes.com.br 
Site: www.marcaproducoes.com.br
Blog: montenegroemcena.blogspot.com
Fone: (51) 9334.5359 Cássio
Apresentação