quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jornada Intensiva de Mimo Corpóreo no Montenegro em Cena


Uma das preocupações do Montenegro em Cena é ter um espaço de formação com os grupos que participam do festival, além das apresentações e debates. O convidado deste ano para ministrar a oficina é Maico Silveira que vai realizar a Jornada Intensiva de Mimo Corpóreo. 

A oficina acontece no sábado, dia 27 de setembro das 13h às 18h no Teatro Roberto Atayde Cardona e conta com 25 vagas e serão priorizados os participantes do festival. Havendo vagas disponíveis abriremos a todos os interessados. Os participantes devem vir com roupas confortáveis. Maiores informações com a coordenação do festival. 

Elaborado por Etienne Decroux, o Mimo Corpóreo (ou Mímica Corporal Dramática) encontra suas raízes em certas pesquisas teatrais do século 20 (Apia, Craig, Copeau). O trabalho visa dar clareza e articulação aos movimentos do ator/ dançarino, desenvolvendo sua presença cênica, e tendo como um dos principais objetivos a colocação do drama no interior do corpo em movimento, mais que a substituição da palavra pelo gesto. Às vezes escultor, às vezes escultura, o ator deve aplicar a seu movimento princípios que estão na origem do drama: a espera, a hesitação, o peso, a resistência, a surpresa.
Como usar esta técnica no teatro contemporâneo? Partimos dessa questão para desenvolver as potencialidades do corpo do ator, encarando essa técnica como uma base consistente de atuação em diversos suportes artísticos. O programa das aulas aborda a questão da presença cênica a partir do estudo da dinâmica interna do corpo. Pretende-se dar acesso às metáforas físicas, a aumentar a força, a flexibilidade e a imaginação do aluno/ ator. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário